quarta-feira, 28 de junho de 2017

SÍTIO JUAZEIRO-MERCELINO VIEIRA: É CONTEMPLADO COM BARRAGEM SUBMERSA









Uma das soluções para amenizar os efeitos da seca é a construção de barragens submersas, estruturas que acumulam água no subsolo e tornam-se importantes reservatórios durante o longo período de estiagem. Sítio Juazeiro, zona rural de Marcelino Vieira, um dos municípios potiguares em situação de emergência devido à seca, foi contemplada com 01 barragem do tipo – pleito solicitado pela ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, através da  SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DAS FINANÇAS-SEPLAN, SECRETARIA DO TRABALHO, DA HABITAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL-SETHAS, que destinou ao município um convênio no valor de R$ 216.190,35 e cujo o valor da obra é de R$ 185.276,90, com data de conclusão da referida obra , para 29.08.2017.





Entenda um pouco sobre: BARRAGEM SUBTERRÂNEA(Fonte:José de Assis Ferreira)

O QUE É UMA BARRAGEM SUBTERRÂNEA?
É uma obra construída na areia do riacho, que tem como finalidade principal impedir que a água nela acumulada continue a escoar.
QUAIS AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA SE CONSTRUIR UMA BARRAGEM SUBTERRÂNEA?
  • De preferência ela deve ser construída nos períodos de estiagem quando o nível da água subterrânea estiver mais baixo.
  • Principalmente em locais onde as águas das cacimbas possua boa qualidade.
  • Onde exista áreas significativas de aluvião. Melhor ainda se existirem poços amazonas construídos na área.
DE QUE FORMA É CONSTRUÍDA A BARRAGEM SUBTERRÂNEA?
Após a identificação do local adequado à construção, é feita uma abertura transversal ao leito do riacho. Esta abertura pode ser feita de forma manual ou mecânica (trator de esteira ou retro-escavadeira).


Em seguida é colocado material impermeável (argila, lona plástica, etc.) de modo que venha impedir o fluxo natural da água subterrânea.


Concluída a obra, a vala é totalmente preenchida com o próprio material que foi retirado.
QUAIS AS VANTAGENS EM CONSTRUIR A BARRAGEM SUBTERRÂNEA SEGUINDO ESTE MODELO?
  • Apresenta maior rapidez na construção.
  • Os custos são baixos.
  • Pode ser executada com a mão-de-obra da própria comunidade beneficiada.
  • É possível monitorar o nível d’água subterrânea continuamente ao longo do ano.
  • A água nela acumulada pode ser utilizada para diversos fins: consumos humano e animal, usos domésticos, pequenas irrigações, entre outros.
É POSSÍVEL FAZER IRRIGAÇÃO NA ÁREA DA BARRAGEM?
É possível sim. A construção desse tipo de obra permite elevar o nível das águas subterrâneas, tornando-o mais próximo da superfície. Com o incremento da saturação d’água do solo é possível praticar no local da obra (a montante do barramento) diversos tipos de culturas agrícolas.

COMO DEVE SER EXPLORADA A BARRAGEM SUBTERRÂNEA?
Para o caso de consumos humano e animal, a água subterrânea armazenada nesta obra pode ser coletada através de poço amazonas, onde será colocado um equipamento de bombeamento a ser dimensionado em função da quantidade de água do poço.
Para o caso de utilização agrícola, ela pode ser feita de duas maneiras:
  • naturalmente, aproveitando a elevação do lençol freático;
  • utilização direta da água do poço amazonas em pequenas irrigações.
A BARRAGEM SUBTERRÂNEA PODE  SER CONSTRUÍDA EM QUALQUER LOCAL?
Não. Em primeiro lugar é necessário verificar a importância social da obra, pois se a ação não despertar o interesse público estará destinada ao fracasso.


Em segundo lugar, a água subterrânea do local não deve possuir taxas elevadas de salinidade, pois se isso acontecer poderá ocorrer um aumento na concentração dos sais na água da barragem, o que inviabiliza o seu aproveitamento.


O depósito aluvionar (areia principalmente), identificado no leito do riacho, deve possuir espessura suficiente para justificar a construção da barragem (no mínimo 1,5m).


O aluvião (material depositado pelo riacho) deverá ser constituído predominantemente por areias.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
É importante que ao mesmo tempo com a barragem subterrânea seja construído, na área de montante, pelo menos um poço amazonas, que terá como função principal permitir a retirada d’água subterrânea ali acumulada. O bombeamento permanente d’água vai servir para evitar a sua salinização  através da renovação, principalmente na época chuvosa.


A barragem subterrânea representa um tipo de construção hídrica considerada de baixo custo, com aspectos construtivos simples e que pode ser feita pela própria comunidade.


É necessária a participação de um técnico em hidrogeologia na construção de uma barragem subterrânea. Ele irá selecionar o melhor local para se construir a obra, bem como orientar o processo construtivo propriamente dito. Também vai definir a vazão da exploração do poço amazonas.


É importante que a barragem subterrânea seja construída no período de estiagem após a passagem das chuvas.  É nessa época que vai acontecer um rebaixamento do nível freático da água (subterrâneo), permitindo a construção com mais facilidade.


            É importante que, após a conclusão da barragem, seja feita uma arrumação de pedras na superfície e posicionado sobre o barramento. Isto servirá para represar a água e inundar a área a ser saturada da barragem.

0 comentários:

Postar um comentário