sábado, 18 de junho de 2016

Cinco alimentos que faziam mal para a saúde… mas que agora não fazem mais


El País
As diretrizes e recomendações nutricionais mudam constantemente à luz das novas pesquisas, como foi possível observar com recente recomendação da OMS.
Pode ser difícil se manter atualizado em relação a quais alimentos são saudáveis ou não.
Os ovos
Durante muito tempo se pensou que os ovos faziam mal para o coração.
Um ovo grande contém uns bons 185 mg de colesterol.
Acreditava-se que o colesterol procedente da dieta contribuía para o alto nível de colesterol no sangue. No entanto, ao longo dos últimos 20 anos, a pesquisa médica e nutricional mostrou reiteradamente que, quando o consumo é normal, sua influência é muito limitada.
Apesar de ter demorado muito, atualmente os especialistas em nutrição estão corrigindo os dados em relação aos ovos e outros alimentos com colesterol (tais como fígado de galinha e mariscos.
Os ovos são uma excelente fonte de proteínas, gorduras saudáveis e diferentes vitaminas e minerais.
Manteiga e outras gorduras para espalhar
A história  da manteiga e margarina provavelmente é uma das mais confusas da nutrição.
A origem da margarina, feita a partir de gordura vegetal, remonta a meados dos século XIX.
A partir de então substituiu a manteiga como gordura para espalhar no pão.
A mudança foi propiciada pelas recomendações dos profissionais de saúde de que era preciso comer menos gorduras saturadas para prevenir doenças coronárias.
O setor de alimentação reagiu rapidamente, e já está há anos produzindo margarina livre de gorduras hidrogenadas.
No entanto, entre os consumidores continua pouco claro se é seguro consumir produtos à base de gordura vegetal.
A resposta simples é “sim”, sempre que no rótulo não apareça “gordura vegetal parcialmente hidrogenada” como um dos ingredientes.
.As batatas
As batatas são um dos poucos vegetais não considerados saudáveis.
Elas costumam ser agrupadas junto com os produtos elaborados a partir de carboidratos refinados como alimentos a evitar.
Mas as batatas possuem valiosa fonte de carboidratos, vitamina C e vitaminas do grupo B.
A forma de prepará-las também altera aspectos desses amidos de tão má reputação. Cozinhá-las e deixá-las esfriar aumenta a quantidade de amido resistente nas batatas, que logo age como uma fibra dietética que “resiste” à digestão no intestino, o que pode ter consequências benéficas para o intestino..
Os lácteos
Os produtos lácteos —que incluem o leite, a manteiga, o iogurte e o queijo— são considerados alimentos de primeira necessidade na dieta de muita gente, mas os hábitos de consumo mudaram, em parte devido ao fato de que mensagens relativas à saúde são difíceis de interpretar.
Apesar de ser melhor evitar uma dieta rica em gorduras saturadas (um fator de risco para doenças coronárias), o consumo regular de produtos lácteos não precisa ser motivo de preocupação se a ingestão global de gorduras e calorias for saudável.
As frutas secas cruas e as manteigas de frutas secas
As frutas secas também têm má reputação devido à gordura e às calorias que contêm, o que faz com que às vezes se recomende evitar seu consumo a quem esteja tentando perder peso.
Mas vários estudos indicam que as frutas secas cruas são fundamentais em uma dieta saudável, assim como para manter um peso adequado.
Um estudo recente demonstrou que consumir frutas secas cruas reduz a morte por qualquer causa, as doenças cardiovasculares e coronárias, e a morte súbita cardíaca.
As manteigas de frutas secas, como a de amendoim, também podem fazer parte de uma dieta saudável.
A manteiga de amendoim é uma excelente fonte de proteínas, fibra, vitamina B6 e magnésio.
Pesquisas demonstraram uma maior perda de peso nas pessoas que  substituíram outras proteínas menos saudáveis, como as carnes processadas, pela manteiga de amendoim.
O consumo de frutas secas e das manteigas feitas com eles pode ser parte de uma boa dieta, mas é preciso ter cuidado com as calorias.

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